Páginas

Entre em contato com o Xique-Xique

Convide o Xique para sua festa

Email:

Telefones para contato: (82)98705.3173

O coco


O coco é um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.

Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.

O som característico do coco vem de seus quatro instrumentos: ganzá, surdo, triângulo e pandeiro. Além disso, o que marca fortemente esse ritmo é o som produzido pelos tamancos e as palmas complementam sua sonoridade.

Uma hipótese do surgimento desta dança foi a da necessidade de se concluir o piso de barro das casas antigamente, mas também existem hipóteses de que ela tenha surgido no engenhos ou nas comunidades catadoras de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário